“Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes. Voltai para o Senhor vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em amor, e se arrepende do mal” – Jl. 2: 13.
Antigamente os Hebreus, diante de uma indignação qualquer, e para demonstrar desaprovação a respeito de um fato ou situação, simplesmente rasgavam suas vestes. Era um costume daquele povo, bastante estranho para nós (com toda certeza). Cada cultura tem suas tradições próprias e modos de se expressar, peculiares. Rasgar as vestes era um modo de expressão daquela cultura e povo (talvez fosse algo como a demosntração de uma explosão de ira indignada).
Mas era algo exterior, que se via. Era um ato material, visível. Muitas vezes, entretanto, de acordo com o verso, a conduta não espelhava o sentimento interno, real, da pessoa. Como Deus vê e abençoa intenções em detrimento de atos, muitas vezes a ação de “rasgar vestes” era algo próximo à dissimulação. O que se via exteriormente era real, mas a intenção não condizia com o ato: tratava-se de conduta falsa, mero teatro.
Deus nos diz pelo verso que nos é inútil agir assim com Ele. Muitas vezes “rasgamos as nossas vestes” para os outros nos verem. Buscamos com isso o compadecimento e a condescendência das pessoas.
Mas ocultamos nossos verdadeiros sentimentos. Induzimos nossos espectadores ao erro, de modo que eles pensam de acordo com o que vêem, porém, eles têm falsa (ou distorcida) percepção da realidade. Contudo, frise-se bem: jamais conseguiremos enganar a Deus com esse expediente.
Por isso Ele nos diz: “rasguem os seus corações”. Ou, trocando em miúdos: “sejam sinceros Comigo, sempre”. Esse é o melhor meio de se achegar ao Todo-Poderoso.
O Senhor está sempre pronto e disposto a nos acolher e perdoar. Ele quer nos ouvir, como Pai e Amigo. Deus quer se relacionar conosco, de forma aberta e franca.
E toda a segunda parte do verso acima transcrito nos será realidade, pelo simples fato de Lhe “rasgarmos os nossos corações”. Sejamos, pois, sinceros e verdadeiros para com Deus!
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigada por visitar meu Espaço
Que Deus em sua infinita graça te abençoe ricamente
Pastora Missionária Rejane Basile Barr