Some alt text
'...With God all things are possible" Mathews 19:26
Some alt text
Todas as terças-feiras às 15hs Brasil
some alt text
Uma vida dedicada ao evangelho
Some alt text
Every friday 3pm in Brazil
Some alt text
A life dedicated to the gospel

Que proveito tem o homem?

“Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol?” – Ec. 1: 3.

Em outras palavras: qual é o sentido da vida? Qual? Se alguém lê esse verso e não pára um pouco pra pensar nas implicações de sua própria existência, então algo vai mal com essa pessoa. A verdade é que temos “data de validade”, ou seja, fomos feitos para durar certo tempo, e depois...

O verso fala do proveito do trabalho de cada um. Qual proveito. Mas parece que a pergunta é um pouco mais profunda. Não é só o proveito do trabalho que importa, mas todos os aspectos possíveis de nossas vidas. O que somos e aquilo que pensamos, como agimos, e o que realmente é importante e relevante nessa vida.

Enquanto alguém escolhe o carro que vai comprar, outro alguém mendiga o pão. A preocupação de ambos nesse exemplo é bastante interessante e nos mostra a disparidade da vida: o primeiro tem diante de si uma vontade que pode ser satisfeita, dentro de certos parâmetros; o segundo está com fome e só isso lhe interessa. O que seria supérfluo? Não é errado escolher um carro ou ter um carro novo. Errado é pautar a vida em imagens de coisas efêmeras. E sempre tem gente com fome. Apenas fome. A comida na mesa é o sonho a ser perseguido (tão simples, assim). Mas a idéia aqui não é algo literal: nós precisamos ficar atentos às desigualdades geradas dentro de nós mesmos, sendo certo não seremos nós os “heróis” que mudarão este Mundo miserável.

Pessoas brigam por sucesso, poder e riquezas. Egocêntricas. Primando pelos próprios ventres, tão somente. Mesmo em pequenas escalas. Isso acontece dentro de empresas, famílias e mesmo em igrejas. Qualquer meio que se possa imaginar. Vale a pena viver assim? Quando alguém está “embriagado” de arrogância e soberba, se esquece completamente de sua natureza passageira. Bastava ao ser humano ter consciência constante desse fato e, talvez, as coisas já fossem diferentes.

Mas o Mundo jaz no maligno, diz a Bíblia Sagrada. Não há como mudar esse sistema em que vivemos (e no qual estamos compulsoriamente inseridos). Trata-se de uma “roda viva” que nos envolve, faz mal e nos consome (no mais das vezes). Tudo porque o ser humano esquece quem é e que não é imortal na “carne”, pelo contrário, a cada dia que passa o seu fim se avizinha. A verdade é que os homens “se matam uns aos outros” pelos “despojos desse Mundo”.

Misericórdia! Que Deus nos livre disso e nos reserve a “coroa incorruptível”!

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar meu Espaço
Que Deus em sua infinita graça te abençoe ricamente
Pastora Missionária Rejane Basile Barr

http://www.facebook.com/profile.php?id=100000162207407

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | 100 Web Hosting