Some alt text
'...With God all things are possible" Mathews 19:26
Some alt text
Todas as terças-feiras às 15hs Brasil
some alt text
Uma vida dedicada ao evangelho
Some alt text
Every friday 3pm in Brazil
Some alt text
A life dedicated to the gospel

CONHECIMENTO EH DIFERENTE DE SABEDORIA

“De que serviria o dinheiro na mão do tolo para comprar sabedoria, visto que não tem entendimento?” – Pv. 17: 16.

Interessante a colocação de que Sabedoria só é útil com a presença do entendimento. Outro ponto: conhecimento e cultura pouco ou nada têm a ver com a Sabedoria. E pelo teor do verso, dispensável seria dizer que a Sabedoria não se compra.

Entendimento não é a mesma coisa que conhecimento. Conhecimento se adquire por dinheiro, estudando o que quer que seja. O Entendimento, acredito, é um misto de experiências, observações e fruto de uma indispensável “ajuda do Céu”. Assim, pode-se dizer que há Sabedoria até mesmo em pessoas analfabetas. Conheci (e conheço) gente assim. O pai (já falecido e na Glória) de um grande amigo, por exemplo, era analfabeto, mas conhecia a Bíblia inteirinha, a ponto de citá-la com exatidão sempre que necessário, além de “exalar” Sabedoria. E se alguém achar isso muito “estranho”, por favor, leia 1 Coríntios 1: 18 a 25.

Mas, qual a importância da Sabedoria? “A sabedoria é suprema; portanto, adquire a sabedoria. Sim, com tudo o que possuis adquire o entendimento” – Provérbios 4: 7. Então, como adquiro a Sabedoria? Resposta: “Porque o Senhor dá a sabedoria, da sua boca vem o conhecimento e o entendimento” – Provérbios 2: 6. E quanto custa isso? “Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e não censura, e ser-lhe-á dada” – Tiago 1: 5. Este é, resumidamente, o caminho para se adquirir a Sabedoria.

E para estimular a todos, oportuno é mencionar a história de certo Rei de Israel, que certa feita foi instado por Deus a escolher o que quisesse para si, que lhe seria dado, e ele optou por ter Sabedoria. Este rei, chamado Salomão, filho de Davi, à revelia de riquezas, prazeres, honrarias Etc., pediu a Deus que lhe desse Sabedoria. Esta fantástica história se encontra registrada na Bíblia Sagrada, no Livro de 1 Reis, Capítulo 3, cuja narrativa “enche” qualquer coração.

Falar de Sabedoria em um singelo texto é algo muito difícil. Tanto quanto por ser um assunto “apaixonante” como por ser impossível dissociar a Sabedoria de Deus Pai, sobre Quem sempre é muito bom falar. Este é um tema para, no mínimo, um livro de muitas páginas, e isso sendo bastante econômico no desenvolvimento da escrita. De todo modo, que estas linhas causem boas reflexões a todos que as lerem. E registro: fonte material máxima de Sabedoria, à mão de todos – Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.  


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar meu Espaço
Que Deus em sua infinita graça te abençoe ricamente
Pastora Missionária Rejane Basile Barr

http://www.facebook.com/profile.php?id=100000162207407

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | 100 Web Hosting